Neste artigo iremos explicar como criar ou editar um pedido de venda no Saguicontrol.

Um pedido de venda no Saguicontrol pode ser gerado a partir de dois lugares:

  1. Através de um Orçamento;
  2. Manualmente através da funcionalidade de Pedido de Venda.

No primeiro cenário, o pedido de venda já virá preenchido com as informações presentes no orçamento. Já no segundo cenário, o pedido de venda precisará ser preenchido do zero.

PASSO 1: Acesse a funcionalidade de pedido de venda

No menu superior a esquerda, acesse Vendas > Pedido de Venda


PASSO 2: Crie ou edite um pedido de venda

Para criar um novo pedido de venda, clique no botão + Venda . e depois escolha qual o tipo de venda que está sendo feita, se é de Produto ou Serviço;

Para editar filtre o pedido de venda desejado e clique no botão com símbolo de lápis do lado esquerdo do pedido de venda desejado.

🔎 Caso tenha alguma dificuldade para filtrar os pedidos de venda nessa tela, acesse o artigo: Entenda a Tela de Gestão de Pedidos de Vendas no SaguiControl

Os seguintes campos serão carregados:

🔎 Para editar ou cadastrar novas filiais, acesse: Cadastrar Filiais da Sua Empresa no Saguicontrol

🔎 Para editar ou adicionar novos vendedores acesse: Cadastrar ou Editar Funcionários no Saguicontrol

🔎 Caso não encontre o cliente desejado na lista, cadastre o seu cliente em Venda > Cliente, para sabe mais acesse o artigo: Como Cadastrar Um Novo Cliente no Saguicontrol

⚠️ Caso o pedido de venda tenha sido gerado a partir de um Orçamento, a maioria dos campos acima já virão preenchidos. 

Clique no botão Salvar no canto superior esquerdo da janela

PASSO 3: Crie ou edite itens do pedido de venda

Desça o scroll até o final da página, até chegar na tabela de Itens de Pedido de Venda. Nessa tabela, aparecerão todos os itens que estão compondo esse pedido de venda.

Logo na parte superior da tabela, existem 4 campos para que você possa adicionar um novo item a esse pedido de venda.

🔎 Para entender mais sobre de onde vêm esses registros, acesse:
– Para Serviço: Entenda a Tela de Gestão de Serviços no Saguicontrol
– Para Produto: Entenda a Tela de Gestão de Produtos no Saguicontrol

🔎 Para saber mais sobre como editar o CFOP, acesse: Cadastro/Edição de Produtos no Saguicontrol

Para editar um item existente clique no botão de lápis localizado no canto esquerdo do item na tabela.

Na edição, uma nova janela será aberta, com mais detalhes e opções de campos para serem preenchidos:

 🔍 Caso o produto ou serviço desejado não apareça na lista, acesse o artigo: Ao tentar inserir um novo item, o produto/serviço não aparece  

Adicione/Edite todos os itens que compõem o pedido de venda.

PASSO 4: Adicione ou revise os descontos do pedido de venda

No Pedido de Venda, existem 2 tipos de desconto:

A soma desses dois descontos, totalizam o valor de desconto total de um Pedido de Venda.

Para adicionar um desconto geral, basta clica no botão de + que aparece ao lado do valor do desconto

Uma nova janela será aberta

Nessa janela, adicione o valor do desconto. Pode ser em Reais ou em Porcentagem, ao preencher qualquer um dos campos, o outro será calculado automaticamente.

Clique em Salvar para aplicar o desconto e voltar ao seu Pedido de Venda

PASSO 5: Insira sobre a entrega e observações

Acesse a aba Entrega e Observações do pedido de venda

Essa aba é composta por 2 campos:

PASSO 6: Insira as informações financeiras

Nessa aba, deverá ser inserido em quantas parcelas será feito o pagamento desse pedido de venda, caso o cliente venha a aprova-lo. Preencher essa informação corretamente é de extrema importância, pois quando for gerado uma fatura a partir desse pedido de venda, ela já virá com as parcelas cadastradas corretamente.

Clique na aba Financeiro

A tela é composta por três campos:

Clique no botão Salvar no canto superior esquerdo da janela

Na tabela de parcelas, ajuste em quantas parcelas o serviço/produto será pago

Adicione, edite ou exclua parcelas, de acordo com o que foi negociado com o cliente.

 🔍 Para saber mais como criar e atualizar parcelas financeira, acesse o artigo: Criar e Editar Parcelas Financeiras no Saguicontrol

PASSO 8: Impressão

Na parte superior da janela, clique no botão de impressão para salvar em PDF ou imprimir esse orçamento para enviar ao seu cliente  

PASSO 9: Próximos passos

Clique no botão superior com três pontinhos , algumas opções aparecerão:

Segue a descrição de cada uma dessas opções:

 🔍 Para entender mais sobre a gestão de faturas, acesse: Entenda a Tela de Gestão de Faturas no Saguicontrol

 🔍 Para entender mais sobre a gestão de contratos, acesse: Entenda a Tela de Gestão de Contratos no SaguiControl

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *