As categorias desempenham um papel fundamental na organização e na análise das transações financeiras da sua empresa. Entender como gerenciar e configurar adequadamente essas categorias é essencial para uma gestão financeira eficaz e para a geração de relatórios precisos.

PASSO 1: Acesse o painel de categoria de contas

Abra a tela de Gestão do Contas a Pagar ou do Contas a Receber, a depender de qual das duas você deseja gerenciar as categorias.

Clique no botão Categorias ao lado direito da tela

🔎 Caso tenha dúvidas em como acessar a tela de gestão, acesse:
Entenda a Tela de Gestão de Contas a Receber no SaguiControl;
Entenda a Tela de Gestão de Contas a Pagar no SaguiControl.

A tela de categorias com todas as categorias será carregada

PASSO 2: Visualize as categorias e subcategorias

Uma categoria, pode ser outras subcategorias dentro dela. Para visualizar as subcategorias dentro de uma categoria, clique no símbolo de seta para direita que tem ao lado esquerdo do nome da categoria.

PASSO 3: Edite/Crie uma categoria

Para criar um nova categoria, clique no botão “Adicionar” na barra de ações superior ao lado direito.

🤯Dica! O Sistema possui importação em masssa das categorias. Caso sejam muitas e estejam vindo de outro sistema, você pode utilizar essa funcionalidade! Saiba mais em: Importação de Categorias de Contas a Receber/Contas a Pagar em Massa no SaguiControl

Para editar, clique no ícone de lápis localizado ao lado direito do nome da categoria

A tela de categoria será carregada

Preencha, edite ou revise os seguintes campos:

🔎 Para mais informações sobre contas contábeis, acesse: Entenda a Tela de Gestão de Planos Contábeis

Após realizar todas as as ações necessárias, clique em Salvar no canto superior esquerdo da janela 

Categoria de conta criada! Agora é só criar ou ajustar as demais e deixar todas as categorias definidas conforme a necessidade da sua empresa.

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